sexta-feira, 25 de março de 2011

" Eu sou uma EGGLOVER"

Projeto Luminotécnico

O projeto de iluminação é o planejamento dos circuítos de luz de uma casa, considerando o uso que se faz de cada espaço e as necessidades de quem a ocupa. Leva em conta aspectos humanos, arquitetônicos, financeiros e ambientais. Por exemplo, os circuitos devem ter um custo compatível com o que se quer gastar, a manutenção precisa ser fácil e barata e os elementos escolhidos não devem representar desperdício de energia nem prejuízos para a natureza. Esse projeto compõe-se de desenhos( plantas, cortes, perspectivas e detalhes) e memorial descritivo com as especificações de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos.
Recomenda-se que esse projeto seja feito em conjunto com o projeto arquitetônico, pois as escolhas interferem em outras partes da construção, como no planejamento elétrico e até mesmo na alvenaria - no caso de sancas, rasgos no teto, luminárias embutidas. Com a casa pronta, o projeto se tornará mais trabalhoso e mais caro, porque muitas vezes será necessário quebrar o que foi construído ou executar adaptações trabalhosas e custosas. Além disso com a casa finalizada, restringem-se as opções de soluções integradas com a arquitetura. Nesse caso, o mais comum é optar por recursos simples e convencionais, como a colocação de spots e arandelas, que não acarretarão mudanças maiores.
A iluminação é considerada ideal quando atende a três elementos: eficiência(que gere visibilidade suficiente), praticidade funcional ( manutenção simples, que não esquente o local) e prazer sensorial ( o conjunto resulte em boa estética e conforto visual).