sexta-feira, 20 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ILUMINAÇÃO

Uma lâmpada não ilumina por si só, é necessária uma superfície que reflita a luz por ela emitida. Portanto, diferentes superfícies respondem diferentemente à iluminação gerada por uma mesma lâmpada, dependendo da cor, do material e da textura que as compõem. As superfícies lisas refletem mais luz, enquanto as rugosas serão responsáveis por uma maior absorção da luz refletida. As dimensões do ambiente também exercem uma grande influência na iluminação, como, por exemplo, um pé-direito muito alto necessita de luminárias com refletores mais potentes e lâmpadas especiais( com maior tempo de vida útil).
A luz, como meio óptico, é fundamental na criação de efeitos particulares e deve ser explorada como diferencial no projeto de interiores. Pode ser utilizada para realçar elementos, criando pontos de interesse, para criar diferentes atmosferas, ou simplesmente iluminar. É útil ainda para dar maior sensação de aconchego, entristecer, estimular ou acalmar os sentimentos. A quantidade e o tipo de luz incidente sob uma superfície colorida têm influência direta no modo como vemos e sentimos as cores, e podem alterar consideravelmente sua tonalidade. Procure sempre considerar a cor e a iluminação conjuntamente.
A tendência atual da iluminação de interiores e exteriores considera a luz como elemento compositivo, que cria cenários e atmosferas. Deve ser flexível e adaptada às diferentes necessidades de um espaço. As luminárias devem ser valorizadas mais pelas características técnicas do que pelas visuais, salvo aquelas decorativas, que representam pontos de interesse no projeto. O objetivo, ao se projetar a  iluminação de um ambiente, deve estar focado mais na "luz e atmosfera" que ela ajudará a criar na peça de onde será proveniente.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Construção Sustentável

A Construção Sustentável faz uso de ecomaterias e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos(água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários. A sustentabilidade de uma obra moderna é avaliada pela sua capacidade de responder de forma positiva aos desafios ambientais de sua sociedade,sendo ela mesma um modelo de solução. A casa sustentável deve usar: a)recursos naturais passivos e de design para promover conforto e integração na habitação;b) materiais que não comprometam o meio ambiente e a saúde de seus moradores;c)atenuar os problemas e necessidades gerados pela sua implantação( consumo de água e energia). A escolha dos materiais na Construção Sustentável deveria, em príncipio, obter critérios de conservação, recuperação e responsabilidade ambiental.Isso significa que, ao se iniciar uma construção, é importante considerar os tipos de materiais que estão de acordo com o local( como sua geografia, ecossistema, história, etc) e que podem contribuir para conservar e melhorar o meio ambiente onde está inserida. Deve-se lembrar que toda Construção Sustentável é saudável.Esse tipo de obra caracteriza-se pelo uso de materias e tecnologias biocompatíveis, que melhoram a condição de vida do morador e do meio ambiente. A solução mais simples e de mercado é buscar sempre produtos à base de água ou 100% sólidos(isto é, que em contato com o oxigênio não emitem gases ou odores). É importante evitar materiais que estão envolvidos com graves problemas ambientais, e sobre os quais hoje há consenso entre todas as entidades sérias que trabalham com Construção Sustentável e Bioconstrução no mundo, caso do PVC(policloreto de vinil) e o alumínio. Na verdade, a Construção Sustentável reúne aspectos e disciplinas de conhecimento humano que deveriam ser considerados e aplicados, antes mesmo de se projetar uma obra. São conhecimentos de arquitetura, engenharia, paisagismo, saneamento, química, eletrônica, mas também de antropologia, medicina, sociologia, psicologia, filosofia e espiritualidade.